Curadorias especiais

Essa sessão reúne mostras criadas a partir de um desenho curatorial específico, tematizado ou não, e apresentadas em eventos especiais, sem que tenha acontecido ações de continuidade.


Afrofuturismo: Cinema e Música em uma Diáspora Intergaláctica

“AFROFUTURISMO: CINEMA E MÚSICA EM UMA DIÁSPORA INTERGALÁCTICA” exibiu 21 filmes (entre longas e curtas-metragens) que abordam a diáspora negra pelo mundo e, até mesmo, fora dele. Os documentários, ficções e filmes experimentais da mostra combinam elementos de ficção científica histórica, fantasia, afro urbanidade e realismo fantástico, com cosmologias não-ocidentais. A proposta lança luz sobre a diáspora África-América, no passado e no futuro. O objetivo da Mostra Afrofuturismo é exibir filmes que contem a história do movimento e, ao mesmo tempo, apresentar produções que estética e conceitualmente se inspiram nas propostas afrofuturistas. Teve curadoria de Kênia Freitas.

CidadeBrasília, DF
Quem fazCaixa Cultural
Ano2015

Curta Mostra Especial – Cinema Negro Brasil Contemporâneo – 16ª Goiânia Mostra Curtas

Apresentar um panorama sobre a produção de curta-metragens feita por realizadores negros no século 21 foi a intenção da Curta Mostra Especial – Cinema Negro Brasil Contemporâneo, que integrou a programação da 16ª Goiânia Mostra Curtas. Nos dias 4, 8 e 9 de outubro, o público conferiu filmes que ilustram como as mudanças sociais, que vem acontecendo nos últimos anos, têm propiciado o surgimento de uma nova geração de cineastas. A curadoria da mostra é assinada pela produtora e cineasta Flávia Cândida, com produção do, também cineasta, Clementino Júnior.

CidadeGoiânia, GO
Quem fazGoiânia Mostra Curtas
Ano2016

Mostra Diretoras Negras no Cinema Brasileiro

A mostra “Diretoras Negras no Cinema Brasileiro” foi realizada no teatro da CAIXA Cultural Brasília de 4 a 11 de julho de 2017. Com curadoria de Kênia Freitas e Paulo Ricardo de Almeida, o projeto traça uma retrospectiva da produção cinematográfica empreendida pelas cineastas negras no Brasil, desde as pioneiras Adélia Sampaio e Danddara, até nomes contemporâneos como Juliana Vicente, Larissa Fulana de Tal, Lilian Solá Santiago, Renata Martins, Sabrina Fidalgo, entre outras.

CidadeBrasília, DF
Quem fazCaixa Cultural
Ano2017

Mostra Performance Negra no Cinema Brasileiro

Compõe a curadoria da Mostra Performance Negra um apanhado de filmes que vai do fim dos anos 50 ao começo dos anos 2000, perpassando diferentes momentos do Cinema Brasileiro e distintas formas de abordar e entender a questão racial no país. Fazendo da imagem o espaço de performance e do corpo instrumento de arte, esses atores e atrizes em destaque na programação, muitas vezes subvertem papeis estereotipados e mesmo, num processo de subjetivação, um gesto de libertação e construção de si, empenham uma transformação de um imaginário racista e da representação social do negro na sociedade brasileira, através da resistência da presença e força de atuação que precipita a realização e a recepção do próprio filme. Artistas como Grande Otelo, Léa Garcia, Mário Gusmão, Ruth de Souza, Zezé Motta e Zózimo Bulbul compõem o elenco da Mostra, que pretende lançar olhares sobre a presença dos atores e atrizes negras nos filmes, bem como pensar em suas trajetórias, para interpretar e reexaminar a cinematografia brasileira. Teve curadoria de Fabio Rodrigues Filho.

CidadeCachoeira, BA / Maceió, AL
Quem fazCineclube Mário Gusmão
Ano2018-2019

PRETO E OUTRAS CORES | Mostra de Cinema Negro LGBTQIAP+

A Preto e Outras Cores – Mostra de Cinema Negro LGBTQIAP+ é um evento que reúne realizadoras e realizadores negros lgbtqiap+ que compartilham suas subjetividades artísticas. Filmes que transitam por espaços que antes nos eram negados e que perpassam pelo entendimento da sexualidade, da diversidade de gênero, afetos, construção de ancestralidade, e abrem relicários de memórias. Viagens construídas com e a partir de vidas, corpos, humanidades, pessoas e experiências negras LGBTQIAP+. A mostra, idealizada pelo cineasta, artista e pesquisador Breno Henrique, e curada por Breno Henrique e Fabio Rodrigues Filho, nasceu da vontade genuína de facilitar o acesso, e tornar plural cada uma de nossas singularidades.

CidadeBelo Horizonte, MG
Quem fazIndependente
Ano2021

Moã Mostra de Cinemas Negros e Indígenas

A Moã Mostra de Cinemas Negros e Indígenas tem o intuito de compartilhar memórias e perspectivas de mundos possíveis de realizadores negros e indígenas e suas tecnologias ancestrais. A Mostra conta com a exibição de filmes, oficinas, debates e masterclasses com nomes de destaque da cena atual. Moã, palavra em tupi-gurani que em português significa ‘Mãos’ é o signo que nomeaia esta mostra audiovisual , que surge da necessidade de trazer à tona questões que permeiam o manuseio, o traquejo e o tato, a partir de novas perspectivas, convidando o público a conhecer possibilidades de outras mãos que encorporam projeções visuais, com base em suas naturezas e narrativas. Teve curadoria de Graci Guarani, Thiago Costa e Ziel Karapotó.

CidadeJoão Pessoa, PB
Quem fazIndependente
Ano2021

Mostra Quilombo Cearense

Fruto de parceria entre o Museu de Arte Contemporânea do Ceará e o Cinema do Dragão, e como parte da programação de encerramento da exposição “Quilombo Cearense” no MAC-CE, a mostra parte da ideia de quilombagem para convidar o público a contemplar a produção de indivíduos que vêm questionando os padrões estabelecidos no cinema nacional e na sociedade, ampliando os debates propostos pela exposição. A mostra audiovisual, que tem curadoria assinada por Talita Arruda e Darwin Marinho, apresentou 24 curtas-metragens realizados, produzidos ou protagonizados por pessoas não-brancas. A exposição do MAC, que tem curadoria de Guilherme Marcondes e assistência técnica de Maíra Abreu e Hailla Krulicoski, traz obras de artistas não-brancos que compõem o acervo do Museu.

CidadeFortaleza, CE
Quem fazIndependente
Ano2022