Cineclubes


Cineclube Mulungu

Trata-se de um cineclube de caráter gratuito e contínuo voltado para a difusão, em Natal (RN) e região metropolitana, dos cinemas negros e indígenas produzidos no Brasil, África, Caribe e outras diásporas. É um projeto do Coletivo Mulungu Audiovisual.

CidadeNatal
RN
Quem fazColetivo Mulungu Audiovisual
Início2022
Em atividadeSim

Cineclube Cine Adélia

Cine Adélia é o nome ofertado ao cine clube que se propõe à exibição e debate do cinema negro/racializado. Seu nome tem menção à Adélia Sampaio, considerada primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. O projeto vem sendo idealizado por Beatriz Oliveira, Daniela Klem, Gio Knaut, Giulia Ribeiro e Kamilly Smith, estudantes de Cinema e Audiovisual pela Unespar – FAP. A movimentação para este projeto nasce da necessidade de mostrar histórias, e de promover o exercício artístico e intelectual que não encontram eco, seja no meio universitário ou não, e que, portanto, se tornam invisíveis. Essa análise parte do olhar de corpos pretos envoltos num espaço de produção e consumo do audiovisual, mas que não se reconhecem nesse fazer ou não encontram base e referência, e por vezes espaços para o que desejam falar.

CidadeCuritiba
PR
Quem fazColetivo Cine Adélia
InícioSem dados
Em atividadeSim

Cineclube Cocine

O COCINE – Coletivo de Cinema Negro de Londrina – é composto por pesquisadores e pesquisadoras no campo do Audiovisual, da Comunicação e História Social e dos Estudos da Linguagem. O coletivo foi fundado em março de 2022 com o objetivo de pesquisar, debater e divulgar o cinema negro e o cinema popular e suas diversas ramificações. O COCINE atua por meio de ações cineclubistas e da realização de oficinas e mostras de cinema. Atualmente, o cineclube do COCINE está sediado na Vila Cultural Casa da Vila, onde realiza sessões de cinema com frequência mensal.

CidadeLondrina
PR
Quem fazColetivo de Cinema Negro de Londrina
Início2022
Em atividadeSim

Cineclube Mário Gusmão

O Cineclube Mário Gusmão é um projeto de pesquisa e extensão vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O nome do cineclube é uma homenagem ao importante ator negro Mário Gusmão, nascido em Cachoeira, ícone do teatro e do cinema baianos nos anos de 1960 e 1970. O projeto foi criado em agosto de 2010 e teve sua primeira exibição no dia 16 de outubro do mesmo ano. O Cineclube Mário Gusmão busca incentivar a prática cineclubista e a formação de plateia, ampliando o acesso e a reflexão crítica sobre e a partir do cinema baiano e brasileiro. São desenvolvidas atividades de pesquisa, curadoria, crítica, formação de acervo e exibição gratuita de filmes baianos  e brasileiros.

CidadeCachoeira
BA
Quem fazUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia
Início2010
Em atividadeSim

Cineclube Afoxé

O Cineclube Afoxé é uma entidade de natureza cineclubista itinerante voltada para a exibição, o conhecimento e a difusão de produções cinematográficas e fílmicas de realizadoras mulheres ou que tenham como temática as questões das mulheres, sobretudo, das mulheres negras, em diversos espaços na Região do Centro Vitória, cidade de Vitória, Espírito Santo.

CidadeVitória, ES
Quem fazIndependente
InícioSem dados
Em atividadeSim

Cineclube Teresa de Benguela

O Cineclube Teresa de Benguela é um espaço de discussão e uma rede de intercâmbio entre cineastas, pesquisadoras, ativistas e estudantes negras dedicadas à discussão da representação da mulher negra na mídia e no audiovisual brasileiro.

CidadeVitória, ES
Quem fazIndependente
InícioSem dados
Em atividadeSim

Cineclube Mocambo

O Cineclube Mocambo, iniciativa fundada por Gabriel Araújo e Jacson Dias, pretende reunir, a cada ano, filmes de pessoas negras produzidos no Brasil, em África e nos demais países ao redor do globo, com o objetivo de apontar, a partir das obras e dos debates suscitados por elas, a complexidade da produção artística e da experiência da negrura em nosso país e na diáspora africana. No bom e velho estilo do cineclubismo, todas as sessões a serem programadas serão comentadas pelos realizadores, realizadoras e demais convidades, a fim de construir um espaço de conversa livre e desimpedida. Que o Cineclube Mocambo seja mais um refúgio para ecoar as nossas ideias.

CidadeBelo Horizonte, MG
Quem fazIndependente
Início2021
Em atividadeSim

Cineclube Bamako

Cinemas africanos e da diáspora. Cultura negra em debates e apresentações culturais. Educação popular e Ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Estas são as principais ações articuladas pelo Cineclube Bamako, um espaço que traz o cinema como ponto de encontro e de partida para a reflexão e valorização das culturas afrodescendentes. O Cineclube Bamako é uma iniciativa que traz como focos as cinematografias de países do continente africano e de sua diáspora, ainda pouco difundidas no nosso país em sua maioria; e cinematografias negras de diversas regiões do Brasil em exibições regulares e seguidas de debate. Além das práticas artísticas e discussão, o cineclube também trabalha ações de suporte pedagógico para educadores que busquem o aprimoramento no Ensino da História e Cultura Afro brasileiras, através de sessões realizadas em comunidades, grupos culturais e espaços onde já existem ações focadas na cultura negra.

CidadeRecife, PE
Quem fazIndependente
Início2012
Em atividadeSim

Cineclube Atlântico Negro

Atividade cultural, audiovisual e educativa, criada e produzida pelo cineasta Clementino Junior para promoção do cinema da diáspora africana. Atualmente, atua de maneira itinerante, se dividindo entre sessões na sala 2 do Estação Net Botafogo (sala comercial da rede estação) e na Belle Époque Livros e Discos (sebo na zona norte do Rio de Janeiro).

CidadeRio de Janeiro, RJ
Quem fazIndependente
Início2008
Em atividadeSim

Cine Taquara

Coletivo negro de Arte voltado ao cineclubismo & a destacar artistas independentes. Nascemos devido à demanda da nossa região, Taquara, por aparelhos educativos & culturais. Arte a serviço da consciência ambiental, poder negro & União comunitária.

CidadeRio de Janeiro, RJ
Quem fazIndependente
InícioSem dados
Em atividadeSim

Favela Cineclube

O Favela Cineclube, no Morro da Providência, vem desde agosto de 2016 exibindo filmes que carregam valores do gueto e a ressignificação do povo preto e pobre das Favelas e periferias do mundo todo.

CidadeRio de Janeiro, RJ
Quem fazIndependente
Início2016
Em atividadeSim

Cineclube AfroeducAÇÃO de Cinema

O cineclube “AfroeducAÇÃO no Cinema” teve início na cidade de São Paulo, em 2011, em parceria com o Clube do Professor e o Espaço Itaú de Cinema. Motivado pela necessidade de conhecer e valorizar a cultura e a identidade negras, por meio do cinema negro brasileiro, após a exibição das películas, sempre acontecem debates entre o público presente e os(as) diretores(as) dos filmes. ​ Neste processo de troca de experiências e de conhecimentos, os(as) participantes dos debates são despertados(as) para a possibilidade de compreender as produções exibidas como recursos pedagógicos, o que colabora na aplicação da Lei Federal 10.639/03. Encerrou suas atividades cineclubistas em 2019.

CidadeSão Paulo, SP
Quem fazAfroeducAÇÃO
Início2011
Em atividadeNão